
Boas Vindas ao Meu Blog!
/ 4 minutos de leitura
Tabela de Conteúdos
Bem… Seja bem vindo ou bem vinda ao meu blog. Devo admitir que isso é novo para mim, eu nunca escrevi um blog ou, sequer, consumi conteúdos de blogs, frequentemente, mas tentarei dar o meu melhor.
Saindo um pouco da mesmisse e formalidade. Este blog será o meu cantinho da internet, usarei esse site especialmente para catalogar meu caminhar no mundo, seja na programação quanto outras atividades, apenas de está um pouco tarde para isso.
Sobre mim
Partindo um pouco para o narcisismo , vamos falar sobre mim. Me chamo Eric Freitas (acho que você já deve ter visto isso por todo lugar desse site), tenho atualmente 19 anos e faço programa (de computador), iniciei nesse mundo obscuro de letrinhas coloridas e muita cafeína mais ou menos aos 13 anos (sendo bem sincero eu não tenho lembranças certeiras de casos anteriores mas é possível que sim já que eu não lembro direito nem o que foi meu almoço) desenvolvendo bots para discord.
Na época eu gostava bastante de usar o discord, principalmente para jogar, então com muita curiosidade fui me envolvendo na criação e gestão de comunidades e logo partir para o uso do app Bot Designer For Discord (DBFD) e fui desenvolvendo coisas simples usando o mesmo. Com algum tempo de uso tomei coragem para usar o Aoi.js, na época conhecido como Dbd.js que já introduzia o MÍNIMO de javascript na parada mas permitia hospedagens convencionais.
Sinceramente nem sei quanto tempo se passou até eu entrar de cabeça na programação por meio do uso da biblioteca Discord.js primeiramente em javascript. No meio tempo entre me aprofundar no mundo javascript desenvolvi curiosidade por desenvolvimento de plugins para servidores de minecraft e até cheguei a criar alguns servidores de minecraft com plugins proprietários de todos os tipos e com todos os bugs possíveis também, mas você não pode culpar uma criança por código ruim, ou pode? Enfim com isso eu tive minha época de ser dev java, mas isso durou bem pouco.
Após ai decidi estudar web, aprendi Vue, Typescript e fui me aventurando no React, aproveitei para aprender React Native também e brinquei muito com diversos sites que nunca sairam do básico e projetos que nunca lançaram. Recentemente, em 2023 comecei a imaginar o desenvolvimento de bots de uma forma diferente, algo como um mercado emergente esperando por um gênio para fazer um boom na economia ou algo desse tipo.
Com isso surgiu a ideia do meu mais novo e ainda em desenvolvimento projeto que apelidei de Astris, uma paródia com o termo astro que remete ao espaço, como sempre fui apaixonado por ciência imaginei que o nome viria bem a calhar.
O framework Astris
O Astris basicamente é uma fusão das minhas duas paixões, desenvolvimento em baixo nível (linguagens de programação como C, C++, Go e Rust) e desenvolvimento para Discord. A ideia é basicamente criar um framework em uma linguagem compilada com maior controle do hardware e extremamente performática para lidar com as APIs do discord de forma extremamente otimizada e rápida, de preferência usando multi threading, com o bônus de permitir o uso de linguagem de script mais simples para os usuários, como eu tenho uma boa bagagem no ecossistema javascript e a comunidade dev do discord também decidi usá-la.
O Astris é um projeto ambicioso, tenho noção disso, mas ele não é só um projeto que vou desenvolver. Eu estou fazendo o Astris como uma forma de me desafiar a aprender coisas novas por conta própria e como um brinde ainda criar algo útil para o mundo. Eu pretendo fazer no Astris os seguintes recursos:
- Wrapper da API discord;
- Sharding multithreading;
- Comunicação entre Javascript/Typescript e Rust;
- Compilação do seu código Typescript, Bun API e do Astris em binário nativo;
- Um framework opinativo que decide como seu código deve ser;
- API modularizada, permitindo expansões;
Tudo que foi citado acima está previsto para ser desenvolvido por mim do 0 com auxílio, ou não, de outros devs e de IAs, prezando sempre pela aquisição de conhecimento por tentativas e erros.
Uma coisa interessante que está previsto para ser feito é, ALERTA DE SPOILER: um módulo para desenvolvimento web usando engine própria (pra que vite?) e módulo de servidor, também próprio, para desenvolvimento de APIs. Pretendo dar suporte à React por meio da minha própria JSX Engine (em Rust) e até mesmo outros frameworks.
Menções na web para este post
1 Menção

This test verifies that you accept a Webmention request that contains a valid source and target URL. To pass this test, your Webmention endpoint must return either HTTP 200, 201 or 202 along with the appropriate headers. If your endpoint returns HTTP 201, then it MUST also return a Location header. If it returns HTTP 200 or 202, then it MUST NOT include a Location header.
Respostas impulsionadas por Webmentions